PUBLICIDADE

Chip vai monitorar uso de carros oficiais no Estado e reduzir consumo de combustível

PUBLICIDADE

A instalação no sistema de controle de abastecimento de combustíveis nos carros oficiais do Governo do Estado de Mato Grosso começou nesta segunda-feira (29) pela manhã, no estacionamento do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão. Inicialmente o sistema (chip) será instalado em 1.168 veículos, que é a frota oficial nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, isso correspondente a 80% do total da frota do Estado.

Nesta segunda-feira, o chip está sendo instalado na frota da Polícia Militar da capital. Ao todo são 254 veículos. A PM tem hoje a maior frota dentro dos veículos oficiais de Mato Grosso. No total são 936 viaturas espalhadas pelo estado.

Atualmente, o gasto do Governo com abastecimento é de aproximadamente R$ 30 milhões/ano e com o novo sistema a expectativa é de haja uma economia entre 20% e 50%. “Não teremos intervenção humana. Com o sistema informatizado, as requisições e autorizações para abastecimento irão acabar. Teremos eliminação de desperdício de combustível e um valor menor na gasolina”, salientou o secretário adjunto de Administração, Romeu Honorato, que acompanhou a instalação dos chips.

Para atender o novo sistema, três postos de combustíveis da BR Distribuidora serão habilitados, sendo dois em Cuiabá e um em Várzea Grande. “Nossa expectativa é que os carros já comecem a abastecer com o novo sistema a partir do dia 10 de julho. Os postos estão em fase de construção, cumprindo as regras ambientais, com tanques aéreos. A BR Distribuidora, que foi a vencedora da licitação realizada em dezembro, irá fornecer todo o equipamento. O Governo só irá entrar com a área”, explicou Romeu.

Além destes três postos, outros nove serão implantados no interior, em cidades pólos, para atender a frota do interior. “Já estamos em fase avançada de identificação das áreas para a construção destes postos, tudo atendendo a legislação ambiental, municipal e da Agência Nacional do Petróleo (ANP)”, concluiu.

Para o membro da Diretoria adjunta de Logística e Patrimônio (Dalp) da Polícia Militar, tenente Mauro Cezar Ribeiro Souza, o novo sistema trará várias vantagens para a corporação. “As principais vantagens é que vão nos dar agilidade e facilidade no momento do abastecimento, pois não será necessária a dependência de uma autorização para abastecer. Também será importante, pois irá tirar o policial da atividade meio, já que hoje temos um sargento que fica no posto de combustível, e colocá-lo na atividade fim, que é a de segurança da sociedade”, salientou.

De acordo com o gerente operacional da regional da CTF – Tecnologia em Transporte, Flávio Azan Corrêa Távora, responsável pela instalação do sistema, 80% da frota da Capital deverá estar com o chip instalado nos próximos 30 dias. “Isso se correr tudo bem e dependendo da disponibilidade dos veículos”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Trabalhador morre após ser atingido por tora de árvore em Mato Grosso

Francisco Munis dos Santos, de 55 anos, faleceu enquanto...

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...
PUBLICIDADE