sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério Público denuncia pecuarista por desmatamento ilegal no Nortão

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou o pecuarista paulista Antônio José Junqueira Vilela, tido como o maior invasor do Parque Cristalino – importante área de preservação ambiental no Norte de Mato Grosso, próximo de Alta Floresta. Segundo uma reportagem do jornal A Gazeta, Vilela é denunciado por desmatar 6.508 hectares da reserva. Ele recebeu a maior multa já aplicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) – 50 milhões.

Conforme o MPE, ele também está denunciado por instalar, dentro dos limites do parque, uma serraria, onde trata a madeira que extrai ilegalmente na região.”Agora ele vai responder a processo por crime ambiental, cuja pena é de 1 a 5 anos de prisão, mais multa”, informou o promotor que o denunciou dia 8 de março, Milton Mattos de Silveira Neto, lotado em Guarantã do Norte, mas também responsável por Novo Mundo , onde fica a segunda etapa do parque, que possui 118 mil hectares e onde se localiza a “Fazenda Nhandu”, de Vilela.

A primeira etapa do parque, criada em 2001, tem 66,9 mil hectares, em Alta Floresta.
A informação na Sema é a de que Vilela não pagou a multa. Recorreu. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria, o pecuarista declarou apenas 11 mil hectares da fazenda, mas invadiu mais 40 mil hectares dentro do parque, como constatou a equipe de fiscalização da Sema que, em outubro do ano passado, desencadeou uma operação in loco, flagrando este e outros crimes ambientais. Dos 27 proprietários notificados, apenas 3 assinaram termo de ajustamento de conduta. Não foi o caso de Vilela.

O delegado de Guarantã, Adriano Sanches, que enviou carta precatória à São Paulo interrogando o acusado, diz que, para se defender, em linhas gerais, ele alegou que o desmatamento foi feito antes da criação do parque e que tinha autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. A reportagem da Gazeta conseguiu dois telefones fixos de Vilela mas as ligações não foram atendidas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE