PUBLICIDADE

Conselho de Ética da OAB avalia duas mil denúncias contra advogados

PUBLICIDADE

O número de procedimentos instaurados pelo Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, já chega a quase 2 mil. A informação é do presidente Francisco Faiad. Pelo menos 14 advogados que sofreram sanções devido a ações disciplinares estão impedidos de atuar.

Conforme Faiad, o prazo para investigação é de 180 dias, mas em razão da quantidade de procedimentos, geralmente, demanda mais tempo. Ele afirma que os integrante do Tribunal de Ética e Disciplina, não recebem salários pelos serviços desenvolvidos. Segundo ele, hoje existem 28 julgadores e pelo menos 80 colaboradores espalhados em Mato Grosso. A idéia é fazer com que esse número seja ampliado em 2008. Ele explica que o advogado, caso seja comprovado que houve ação dolosa (com intenção) pode ser submetido a quatro tipos de situações: a advertência, a censura, a suspensão e a exclusão da OAB. “Comprovado que houve a intenção de crime, seja em apropriação indébita, falsificação, nos comunicamos ao Ministério Público Estadual (MPE) para que as devidas providências sejam tomadas”.

Faiad pondera que a fiscalização junto às faculdades que oferecem curso de Direito é importante para evitar que profissionais sem preparo sejam jogados no mercado e, terminem, por prejudicar quem contratar seus serviços. As denúncias podem ser feitas em até 5 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE