PUBLICIDADE

Site em Mato Grosso é alvo de hackers que protestavam contra violência

PUBLICIDADE

Um ataque de hackers deixou o site Primeira Hora fora do ar durante boa parte da tarde desta segunda-feira. Durante quase três horas as matérias, banners e links da primeira página foram substituídos por uma mensagem supostamente contra a violência e cobrando punições aos criminosos que assassinaram o garoto João Hélio Fernandes – morto na semana passada após ser arrastado por um grupo de ladrões de carro pelas ruas do Rio de Janeiro.

“Eles (os hackers) quebraram as senhas de acesso e modificaram a homepage. Já reparamos o problema, mas, infelizmente, esse tipo de invasão é comum em sites populares. Ainda não conseguimos detectar a origem do ataque, mas certamente foi realizado por pessoas que fazem esse tipo de invasão rotineiramente”, explicou o webdesigner Eduardo Frick, responsável pelo sistema do site Primeira Hora.

A mensagem deixada pelos hackers era assinada por um grupo autodenominado #Elite Top Team. Uma busca pelo sistema Google, mostrou que o mesmo grupo já patrocinou invasões semelhantes aos sites da Prefeitura de Angra dos Reis, da Associação Brasileira de Empresas de Energia Renováveis e também da Mastercard no Brasil. Ao todo, o sistema lista mais de cem endereços de internet invadidos pelo grupo.

Violência
A direção do site Primeira Hora repudiou o ataque, classificando-o como uma violência à liberdade de expressão e ao desenvolvimento da internet no Brasil. A avaliação é que, independente da mensagem e dos objetivos, a ação dos hackers desrespeita o conjunto dos internautas e serve como justificativa aos que defendem um maior ‘controle’ da rede mundial de computadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE