PUBLICIDADE

Ministério quer explicações sobre corte de árvores em Tangará

PUBLICIDADE

Após constatar a retirada de grande quantidade de árvores no distrito de Progresso, no município de Tangará da Serra, a Promotoria de Justiça da cidade acionou a Secretaria Municipal de Agricultura cobrando explicações sobre a referida prática. Caso fique comprovada a inviabilidade das árvores que foram cortadas pela Prefeitura, em razão da espécie, o poder público terá que fazer a substituição por outras, que sejam tecnicamente adequadas ao local.

"Não podemos permitir que a gestão municipal e alguns segmentos da sociedade promovam cortes de árvores de forma irregular. Estamos atentos a essa questão e vamos agir com mais rigor para evitar essa prática", ressaltou o promotor de Justiça, Antonio Moreira da Silva.

No documento enviado à Secretaria de Agricultura, além de solicitar explicações sobre o fato ocorrido no distrito de Progresso, o Ministério Público também alerta a administração municipal sobre a necessidade de ouvir a sociedade antes da adoção de medidas que afetem o bem estar da população.

A presença de árvores na zona urbana e rural reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o consequente assoreamento dos recursos hídricos. Quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem.

Estudiosos a respeito do assunto afirma que uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.

As árvores podem ainda bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão. Contribui também para a redução do gasto com refrigeração.

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE