Quem trafega pelo centro de Rondonópolis a procura de um local para estacionar, já deve ter se acostumado a encontrar vagas demarcadas com cones de sinalização, indicando a reserva para embarque e desembarque de mercadorias. Ou ainda, no caso das farmácias, o uso de plaquinhas comunicando sobre a restrição de parada apenas a clientes do estabelecimento, com tempo de permanência de 15 minutos. Entretanto, esta atitude não é regulamentada pela legislação local e passará a ser cobrada com mais veemência pela fiscalização.
A equipe de fiscalização de trânsito já começou a notificar as empresas que fazem uso dos cones ou de outros instrumentos para reserva de vagas e avisa que todas as empresas devem se readequar. Segundo explica o Secretário de Trânsito do Município, Pedro Machado, o código de postura do município não prevê este tipo de sinalização e determina que o horário permitido para carga e descarga de mercadorias, na área que compreende o quadrilátero central da cidade, é de 19:00 horas às 08:00 horas, não havendo justificativa para os comerciantes reservarem vagas em frente aos seus estabelecimentos. No caso das farmácias, também não há qualquer especificação que garanta privilégios a este segmento, sendo irregular a reserva de estacionamento público. “Não se trata de uma mudança na forma de gerir o trânsito, mas de fazer cumprir a regulamentação já existente, dando mais espaço para os consumidores e reduzindo o fluxo de veículos, principalmente, nas regiões centrais da cidade, que tanto tem sofrido com o problema da falta de estacionamento”, disse Machado.
A princípio, não haverá nenhuma multa para as empresas que forem flagradas fazendo reserva de vagas. Apenas será expedida uma notificação alertando sobre a necessidade de readequação.
A volta da Zona Azul é uma das medidas que vêm sendo estuda para solucionar os problemas decorrentes deste maior fluxo de veículos na cidade, mas o novo projeto de implantação do sistema ainda não foi definido. No último mês, vereadores e representantes de entidades ligadas ao comércio estiveram reunidos na Câmara de Vereadores para debater o assunto e muitas sugestões foram levantadas para viabilizar o projeto. No documento entregue à Câmara pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis, ACIR, na semana seguinte ao encontro, a entidade sugere, de um modo geral, a elaboração de um planejamento de trânsito para a garantia da mobilidade urbana do município e do conforto dos usuários do transito local. E, quanto a Zona Azul, que a secretaria estude a possibilidade de implantação de um sistema de cobrança impessoal de monitoramento, com o direcionamento das receitas geradas, para as entidades do terceiro setor. “A ACIR considera que, neste momento, ainda é infundado qualquer parecer favorável ou contra da entidade. Embora a entidade acredite que sua adoção, de forma estudada, possa trazer benefícios importantes ao comércio local, melhorando a rotatividade no quadrilátero central e sendo uma oportunidade para o desenvolvimento de outras regiões da cidade”, ponderou o presidente da entidade, José Orsi.
Ainda sobre esse assunto, o Secretário de Trânsito, Pedro Machado, disse que também está em andamento na cidade, um projeto de sinalização do trânsito previsto para ser iniciado nos próximos meses, que vai contribuir em muito para a reorganização do estacionamento na cidade, com uma nova demarcação de espaços para carros e motos. “Haverá muitas mudanças ainda até o final deste ano”, disse.
Os dados do Detran de Rondonópolis revelam que existem hoje 105 mil veículos cadastrados na cidade, entre motos e carros. Isso sem contar os carros que trafegam na cidade com placas de outros municípios. Se levarmos em conta que nossa população é de 180 mil pessoas, temos cerca de 1,7 veículos por pessoa, circulando nas ruas da cidade todos os dias.