terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Guarda de Trânsito orienta ciclistas para reduzir acidentes

PUBLICIDADE

Sinop tem muitos ciclistas que andam errado, acabam causando acidentes e, alguns deles, fatais. A Guarda de Trânsito iniciou uma campanha para orientá-los a não andarem na contra mão, nas calçadas e um ao lado do outro, além de respeitarem a sinalização. O trabalho está sendo feito nos bairros, em algumas vias onde há grande fluxo de veículos e de bicicletas. “Estamos conscientizando os ciclistas para que tenham uma conduta diferente no trânsito, respeitando as normas e diminuindo assim os acidentes em Sinop”, disse Júlio Dias, secretário de Trânsito.
 
O Tiro de Guerra, unidade do Exército, tem auxiliado a campanha de conscientização. De acordo com cabo Luiz Ribeiro, atitudes básicas podem salvar a vida de muitas pessoas. “Não andar nas calçadas de bicicleta e descer da bicicleta na hora de atravessar a faixa de pedestres são ações que fazem muita diferença. Quando o ciclista atravessa na bicicleta ele vai de uma forma muito rápida e o motorista pode não vê-lo e acontecer um acidente grave”, disse.   

A monitora de escola Leciane da Costa aprovou a campanha Ciclista Atento. “Muitas pessoas não têm informação das medidas de segurança, não respeitam o trânsito e querendo chegar rápido, muitas vezes, nem chegam ao destino”, lamentou. Além dos bairros, também é fundamental desenvolver a campanha nas escolas, principalmente no horário em que os alunos voltam para suas casas. É comum muitos estudantes tomarem conta, literalmente, de determinados trechos de ruas e avenidas, aumentando riscos de acidentes.

Sinop tem uma frota de aproximadamente 80 mil bicicletas de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Sinop. Em 2008 foram registrados 107 acidentes graves envolvendo ciclistas. De janeiro até agora foram 54 ocorrências. Essas estatísticas não levam em consideração vitimas com ferimentos leves, que na maioria das vezes vão embora sem registrar o acidente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE