terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso se prepara para 2ª etapa de vacinação contra polio

PUBLICIDADE

Sorriso já está se preparando para a segunda etapa de vacinação contra a poliomielite, que acontece no dia 22 de agosto. Reforçando o slogan da campanha, “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, a partir desta data, os pais deverão levar novamente as crianças com idade até 5 anos para receberem a gotinha.
 
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, durante a primeira etapa, Sorriso conseguiu vacinar 5.439 crianças. Número que, segundo o Ministério da Saúde, representa 98,94 % das 5497 crianças com até 5 anos residentes na cidade. Resultado que segundo a coordenadora do departamento epidemiológico, Alzira Moraes, “deve-se principalmente pela conscientização e efetiva participação dos pais quanto à necessidade de vacinação das suas crianças.”
 
Para a segunda etapa, embora a meta estipulada pelo Ministério da Saúde seja para imunizar 95% das crianças, a secretaria se empenhará para alcançar uma cobertura vacinal de 100%. Por isso a coordenadora do departamento ainda lembra que “mesmo aquelas crianças que não tomaram a vacina na primeira etapa, devem receber esta segunda dose”, e completa ainda dizendo que “para estas a vacina é de fundamental importância”.
 
Assim como na primeira etapa, outras vacinas como a tetravalente, tríplice viral e contra hepatite B, se estiverem em atraso, também serão colocadas em dia. “Recomendamos que os pais não esqueçam de levar o cartão de vacinação, para que se possa fazer o acompanhamento das vacinas a serem aplicadas”, finaliza a coordenadora.
 
A “paralisia infantil”, como também é conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores.
 
Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem chegar ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos com menos de 5 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...
PUBLICIDADE