Mais de mil procedimentos administrativos foram abertos pelo Procon entre janeiro deste ano a semana passada. Os dados confirmam 1.310 casos. O setor de telefonia liderou o ranking com 381. Deste total, somente a Brasil Telecom foi alvo de 215 queixas e reclamações. O montante engloba telefonia fixa e também móvel. A troca de móveis e eletrodomésticos aparece em segundo com 219 processos. A estes casos estão ligados, por exemplo, produtos que apresentam defeito e, na maioria das vezes, as empresas ultrapassam o prazo para trocá-los. O serviço bancário registrou 148 procedimentos englobando desde filas, tarifas cobradas, financiamento, juros, abertura de contas, entre outras.
Para a diretora executiva Ivete Franke, consumidores devem procurar o órgão quando se sentirem lesados bem como para acesso a informações. “Cerca de 70% dos casos são resolvidos. Aqueles em que não há perspectiva de solução encaminhamos para parecer jurídico”, declarou, ao Só Notícias. “Recomenda que as pessoas busquem o Procon no sentido de orientação. As vezes, o consumidor pode agir de forma preventiva”, salientou.
Neste mês, explica a responsável, o Procon deve ganhar mais autonomia com a implantação do Sistema Nacional de Defesa e Proteção ao Consumidor. A unidade poderá, segundo Ivete, multar empresas ou instituições que, de alguma forma, desrespeitarem o consumidor. “A partir do dia 15 integraremos o sistema. Para a emissão de multas precisaremos fazer algumas adequações a partir da efetivação”, salientou.