PUBLICIDADE

Mato Grosso deve ter queda na umidade relativa do ar

PUBLICIDADE

Segundo Aviso Meteorológico Especial do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta quinta-feira (07.07), pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre "Dr. Domingos Iglesias Valério", vinculado à Superintendência de Defesa Civil estadual, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, na Região Centro-Oeste, no período entre os dias 07 e 10 de julho.

As condições meteorológicas desfavoráveis, em especial à baixa umidade do ar, podem acarretar complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Segundo tabela de referência, a umidade relativa do ar ideal fica em torno de 60% a 30%. Abaixo de 30% até 20%, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) é de que sejam evitados os exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; consumir água à vontade; observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento e observar as recomendações do estado de atenção.

De 20% a 12%, a OMM recomenda suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; sejam evitadas aglomerações em ambientes fechados; o uso de soro fisiológico para olhos e narinas; observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento; observar as recomendações para os estados de atenção e alerta, e que as autoridades determinem a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16h como aulas de educação física.

Abaixo de 12%, considerado estado de emergência, a recomendação da OMM é de que sejam suspensas as atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc. entre 10 e 16 horas e durante as tardes, seja mantida a umidade dos ambientes internos, principalmente quarto de crianças.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT também sai em defesa de docente que deixou evento após prefeito proibir linguagem neutra

A Universidade Federal de Mato Grosso manifestou hoje solidariedade...

STF condena mato-grossense por invasão em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por maioria, um...

Bombeiros confirmam seis incêndios em quatro cidades de Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou,...

Equipes da prefeitura analisam fissuras em estrutura de ponte em Cuiabá

Equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), de Obras...
PUBLICIDADE