Os técnicos administrativos, que estavam em greve, há um mês, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop, suspendem o movimento no próximo dia 14. O represente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da unidade, Joelson Luiz Zatti, disse, ao Só Notícias, que os funcionários seguirão orientação do comando nacional de greve, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).
A suspensão foi aprovada, ontem, como estratégia após receberem garantia de serem retomadas as negociações com o governo federal. Ao todo, no campus de Sinop, onde há mais de dois mil alunos distribuídos em oito cursos, são 60 funcionários técnicos administrativos. No período de greve, segundo o representante, biblioteca e laboratórios não funcionaram.
Os servidores querem o aumento do piso salarial da categoria, de R$ 1.034 para R$ 1.635. Além disso, é reivindicado aumento de 6,7%. O índice acompanha a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, mais 5% referente à inflação prevista para 2011, totalizando 11,7%.
O aumento solicitado contempla a categoria em sua totalidade, inclusive os aposentados. É requerida ainda, racionalização de cargos, Vencimento Básico Complementar (VCB), o reenquadramento dos aposentados, isonomia dos benefícios e de ações judiciais.