PUBLICIDADE

Quase 50% da população adulta brasileira está acima do peso, diz pesquisa

PUBLICIDADE

Um levantamento divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde mostra que quase metade (48,1%) da população brasileira adulta está acima do peso e que 15% dos brasileiros são obesos. Há cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que mais da metade (52,1%) dos homens está acima do peso. Entre as mulheres, a taxa é de 44,3%. Em 2006, os índices eram de 47,2% e 38,5%, respectivamente.

De acordo com a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, Deborah Malta, a grande preocupação da pasta é que o país tem registrado um aumento de quase 1% na proporção de pessoas com excesso de peso por ano, tanto entre homens quanto entre mulheres. No quesito obesidade, o aumento anual é de 0,5%.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alertou que caso o Brasil mantenha os atuais índices, deverá alcançar em 13 anos os níveis de sobrepeso e obesidade registrados nos Estados Unidos. "É um sinal de preocupação", disse. Segundo ele, mulheres brasileiras com menor escolaridade têm percentual mais elevado e são as maiores vítimas do problema.

Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil para cada capital brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acadêmicos da Unemat avançam para fase nacional de competição de tecnologia

Seis acadêmicos da Unemat garantiram classificação para a fase...

Preço médio da gasolina comum em Sinop chega a R$ 6,30, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Poltrona produzida em Mato Grosso conquista “Oscar” internacional de design em Paris

A poltrona feita em Mato Grosso conquistou reconhecimento internacional...

Curso de Medicina em Mato Grosso dobra número de vagas

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) ampliou o número...
PUBLICIDADE