PUBLICIDADE

Audiência discute uso indevido de calçadas em MT

PUBLICIDADE

Moradores e comerciantes de Chapada dos Guimarães (67 Km ao norte de Cuiabá) poderão participar nesta quarta-feira (7) de uma audiência pública que vai debater sobre as exigências da legislação federal no que se refere o exercício do direito de ir e vir. O evento é organizado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE). A audiência começa às 18h30, na câmara municipal, com o tema Uso consciente de calçadas: garantia de comodidade, segurança e igualdade.

Pretende-se, com a audiência, fomentar a discussão sobre a correta utilização das calçadas. A proposta do Ministério Público é ouvir a população em busca de alternativas para conciliar o exercício da atividade comercial e a garantia do cidadão em fazer uso, sem barreiras ou obstáculos, das calçadas e áreas de passeio.

De acordo com o Ministério Público, tem se tornado cada vez mais frequente, em Chapada dos Guimarães, a colocação de mesas e mobiliário móvel nas calçadas, em frente aos estabelecimentos comerciais, sem que haja qualquer tipo de regulamentação ou fiscalização. Algumas áreas próximas a praça central já foram, inclusive, mapeadas pelo Ministério Público, com apoio de servidores das secretarias de Planejamento e Fiscalização.

Em Chapada dos Guimarães, conforme o MPE, existe uma lei municipal que autoriza a colocação de mesas nas calçadas e passeios públicos após as 19h30. O MPE argumenta que a referida legislação não atende às exigências estabelecidas na Lei Federal nº 10098/00 e Decreto 5296/04.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro atinge árvore em avenida de Sinop

Uma condutora sofreu ferimentos após se envolver em um...

Justiça de Mato Grosso reconhece dispensa discriminatória de trabalhador com câncer de pele

Um trabalhador dispensado enquanto ainda realizava acompanhamento médico devido...
PUBLICIDADE