Cerca de 300 quilos de alimento, materiais de higiene pessoal e itens escolares foram doados para a Associação Espírita Yvonne Amaral Pereira, no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Os produtos são resultantes das análises efetuadas em laboratório de pré-medidos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT). A entrega foi oficializada pela coordenadoria de Fiscalização de Produtos, com aval dos representantes.
Segundo o coordenador de Fiscalização de Produtos do Ipem-MT, Rogério Henrique de Oliveira, são produtos em perfeito estado de conservação e qualidade. Foram coletados para análise no laboratório de pré-medidos após um exame prévio feito no comércio. "Existem casos em que só de analisar o produto na gôndola a gente já sabe que há irregularidade, porque conhecemos o peso da embalagem e se acrescentado o que diz apresentar de conteúdo nominal não apresenta o total discriminado".
O índice de reprovação, apesar de a fiscalização ser rotineira, ainda é considerado alto. Dos produtos que foram coletados para análise em laboratório após prévia averiguação no ponto de venda 50% foram reprovados. "Estamos monitorando para enquadrar o fabricante, mas o mercado só reage ou se ajusta após levar cinco ou seis multas. Tem casos de empresas que enviaram os profissionais químicos para acompanharem as análises em laboratório e corrigir onde estavam errando. Surtiu efeito e hoje estão ajustados", destacou Rogério Henrique.
Entre os produtos com índice de reprovação estão xampu, tintura para cabelos, catchup e leite condensado. Eles integram a lista das operações de rotina, ou seja, diariamente equipes do Ipem estão visitando o comércio e verificando. Trata-se de um trabalho constante que incluem ainda, vários itens de materiais de limpeza em geral, rações e defensivos agrícolas, além do segmento alimentício. São definidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para serem fiscalizados.
Na doação foram entregues leite em pó e de caixinha, macarrão, óleo, bolacha, feijão, arroz, azeite, extrato de tomate, café, azeitona, milho em conserva, leite condensado, creme de leite, pipoca, café, açúcar e outros.
"Chegou em boa hora, estávamos desesperados porque é difícil manter o trabalho com doações e com as atividades (cursos) as crianças recebem um lanchinho, além do café da manhã e almoço que é oferecido para alunos. O Ipem tem sido um grande parceiro no processo", destacou Marcus Vinicius Silva Tanan de Amorim, presidente da Associação.
Produtos pré-medidos consumidos em épocas específicas como Páscoa e Natal também são fiscalizados. No entanto, são destinados a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) que se responsabiliza pela doação às entidades credenciadas.
O Ipem-MT é vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). É um órgão delegado do Inmetro.