segunda-feira, 16/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Justiça concede liminar e pescadores liberam entrada da usina de Colíder

PUBLICIDADE

A justiça de Nova Canaã do Norte concedeu liminar à empresa responsável pelas obras da Usina de Colíder (160 quilômetros de Sinop) e determinou o desbloqueio da entrada do campo de obras, que ocorria desde ontem pela manhã, por integrantes de uma colônia de pescadores. A decisão foi cumprida, hoje, por volta das 9h. A empresa ainda deve divulgar uma nota.

Com o protesto, os trabalhos ficaram paralisados por dois dias. Os representantes alegavam estarem sendo prejudicados com as obras destacando a diminuição da produção na pesca. Apontaram que não foram incluídos nos projetos ambientais e também não estão sendo beneficiados pelas condicionantes.

A empresa responsável confirmou que os pescadores não foram incluídos no projeto, mas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O órgão estadual ainda não se manifestou sobre o caso.

A potência instalada da usina será de 300 MW, com reservatório de 168,2 km2 de área total e 143,5 km2 de terrenos inundados. O comprimento do reservatório entre o barramento e o remanso será de 94 km. De acordo com os estudos a vida útil do reservatório será de 150 anos e a usina deverá operar em nível d`água normal de 268,50 m.

(Atualizada às 11h24)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projetos educacionais de Lucas do Rio Verde são selecionados em prêmio estadual

Iniciativas que nasceram dentro das salas de aula de...

Colisão entre duas motos em avenida de Sinop deixa uma pessoa ferida

A colisão envolvendo uma Honda Biz vermelha e uma...

Carro sai da BR-163 entre Sinop e Sorriso

Um acidente do tipo saída de pista foi registrado...
PUBLICIDADE