PUBLICIDADE

Conciliação regulariza 56% dos terrenos urbanos em cidade do Nortão

PUBLICIDADE

A segurança jurídica e a geração de receita pública via regularização de 56% de terrenos urbanos em Ipiranga do Norte foram alguns dos principais avanços proporcionados pela Justiça com a realização de Audiências de Conciliação. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sorriso conduziu 94 audiências designadas para a tentativa de regularização de 73 lotes urbanos que tinham 93 proprietários. "Foi um mutirão social. A cidade é pequena e uma grande parcela da população é muito humilde. Eles conseguiram solucionar o problema. Isso significa pacificação social", disse o juiz Jorge Iafelice dos Santos, responsável pelos feitos.

Em 41 audiências houve acordo. As audiências realizadas durante esta semana oportunizaram que as partes avaliassem as propostas. O magistrado também destacou outro ganho social ao Município. "A regularização dos terrenos obtida pela conciliação acaba por gerar receita pública, pois os donos dos terrenos não pagavam o IPTU, imposto que passa a ser recolhido. Por outro lado o Judiciário terá 41 demandas a menos", enfatizou o magistrado que também ressaltou que nos casos que não frutificaram acordos os jurisdicionados não ficarão sem amparo da Justiça, que será acionada pela Defensoria Pública. Nos próximos dias a Prefeitura deverá dar andamento à regularização dos terrenos.

Antes da realização das audiências de conciliação a Justiça promoveu uma audiência pública para esclarecimentos da comunidade. Na oportunidade, a Corregedoria-Geral da Justiça foi representada pelo juiz auxiliar José Antônio Bezerra Filho. As audiências foram realizadas em quatro salas da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Centro de Ipiranga do Norte.

A ação multiinstitucional teve a parceria do Cartório do Primeiro Ofício, Ministério Público, Defensoria Pública, 17ª Subseção da OAB-MT, 12º Batalhão da Polícia Militar, prefeitura e da câmara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE