PUBLICIDADE

Cuiabá: Secopa realiza plano de ação na mobilidade urbana

PUBLICIDADE

O assessor de mobilidade urbana da Secretaria da Copa (Secopa), Rafael Detoni, explica que independente da Copa do Mundo, Cuiabá estava em uma situação de alerta no que diz respeito à mobilidade urbana, pelo fato de que nos últimos 12 anos, a frota duplicou e o sistema viário permaneceu o mesmo. Com a malha viária sobrecarregada, a Secopa orientou os estudos para que as obras fossem implantadas nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande. São 25 obras de mobilidade urbana realizadas para atender à Copa do Mundo.

De acordo com Detoni, a Secopa elaborou um plano de ação e adequação do sistema viário, principalmente, do transporte coletivo, para que fossem conectados os seis pontos notáveis, que devem interligar o Aeroporto, a Arena Pantanal, os Centros de Treinamento da Barra do Pari em Várzea Grande e na UFMT, a rede hoteleira e o Fun Fest.

"Aproveitamos a Copa e tiramos do plano diretor, algumas das obras que Cuiabá já merecia há muito tempo, e que já haviam sido pensadas há muito tempo, desde 1999, como a solução de trincheira no Santa Rosa e na Jurumirim. E a Lei de Hierarquização Viária de 1999, também propõe novos eixos viários para Cuiabá, e a via Parque do Barbado, que está sendo implementada, já está nesta lei. A duplicação da Archimedes Pereira Lima, está no plano de expansão viária desde 1999", citou.

O assessor explicou que foi aproveitada esta previsão de expansão viária, com adequações para 2013. "Desde 2008, estamos tendo uma taxa de crescimento de 9% ao ano na frota, e ajustamos estes projetos para esta nova realidade", considerou.

Sobre o VLT, a Secopa garante que a tarifa terá o mesmo valor cobrado nos ônibus, sendo que a implantação do modal requer o reordenamento de toda a rede do transporte coletivo. A previsão é de que até o dia 20 de agosto, seja concluído um plano de mobilidade urbana em que serão readequadas as linhas do transporte coletivo, que devem alimentar o VLT, para que a Prefeitura de Cuiabá possa realizar o processo licitatório, do transporte coletivo, que vence em 2014.

Para os dias de jogos do Mundial, Detoni acrescenta que será realizado um plano de ação para garantir que turistas e população possam chegar à Arena Pantanal, em que estão previstos bolsões de estacionamento, que devem contar com ônibus exclusivos, além de outras medidas como programação semafórica, fiscalização e operação dos agentes de trânsito.

No que concerne à capacidade viária de Cuiabá, Detoni cita estudo de 2010, em que foi medido o índice de nível de serviço na qualidade do trânsito, que em uma escala de A até F, sendo A via livre, o município estava com uma média de nível E tendendo à F, que é o ponto máximo de saturação da via. Detoni acredita que com as obras de mobilidade, o nível deve ficar entre B e C.

Além disto, a expectativa é que estas obras de mobilidade urbana sanem a problema pelos próximos 15 anos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE