domingo, 16/junho/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: Centro Integrado de segurança deve ser entregue no 2º semestre

PUBLICIDADE

As obras do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) estão em ritmo acelerado com entrega prevista para o segundo semestre deste ano. O local será uma extensão do atual Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e é um dos mais importantes legados da Copa para área da Segurança Pública.

O CICCR estará em funcionamento nas 12 cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo, como uma das exigências da FIFA. Sua principal função é dar suporte às operações de segurança, sendo uma importante conexão desde a tomada de decisão em nível nacional até a resposta operacional de segurança.

O local irá coordenar as atividades de planejamento, táticas e operacionais de respostas às ocorrências de interesse dos grandes eventos. Além disso, é o Centro que vai assegurar o fluxo de informação de interesse nacional para o governo federal.

O local será composto por 25 instituições parceiras sendo elas municipais, estaduais e federais que trabalharão em conjunto na tomada de decisões nas ocorrências específicas relacionadas ao evento esportivo.

Com o CICCR a segurança aumentará a infraestrutura das operações, das redes, aquisição de tecnologia para georreferenciamento de eventos e ocorrências, soluções de videoconferência e radiocomunicação, além do aumento do serviço de atendimento, despacho, e aquisição de pelo menos 300 novas câmeras com tecnologia HD para o videomonitoramento urbano. "Com a instalação das novas câmeras teremos 100% das regiões de Cuiabá e Várzea Grande abrangidas", destacou o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza.

Também está prevista, para complementar o trabalho do CICCR, a entrega de duas unidades do Centro Integrado de Controle e Comando Móvel (CICCM) e uma Plataforma de Observação Elevada (POE). "O Centro Móvel irá atuar em ocorrências específicas em locais que não tenham cobertura do CICCR. Já a Plataforma é uma viatura equipada com tecnologias que irá atuar de forma preventiva em locais pré-determinados. Essas são mais duas ferramentas de apoio às atividades do CICCR", explicou o coordenador do Ciosp, lembrando que os dois investimentos devem ser entregues no segundo semestre deste ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros retomam buscas por adolescente que desapareceu em rio entre Sorriso-Lucas

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros retomaram hoje os trabalhos...

Apostador de Mato Grosso fatura mais de R$ 52 mil na Mega-Sena

Um apostador de Primavera do Leste (565 quilômetros de...

Pesquisa na UFMT desenvolve analisador de qualidade de energia com comunicação remota

Um projeto de pesquisa aplicada, financiado pelo governo do...
PUBLICIDADE