segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Trabalho mapeia acidentes de trânsito em ruas e avenidas da capital

PUBLICIDADE

O primeiro mapa de zonas quentes de trânsito foi elaborado pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O trabalho irá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para redução dos índices de mortes violentas em vias públicas de Cuiabá e Várzea Grande. 

O mapeamento utiliza o metodologia Kernel, também conhecida por "zonas quentes", e foi elaborado por meio da coordenadas geográficas do local onde o acidente aconteceu e ainda com  informações das causas e vítimas. Com os dados se realiza o relatório de análise dos principais pontos com acidentes, para planejamento operacional e estratégicos, como campanhas de prevenções e operações "Lei Seca".

A coleta de dados por meio de coordenadas geográficas foi realizada pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, durante o atendimento das ocorrências de acidentes do mês de outubro.

O mapa mostra a espacialização e densidade de 168 locais de ocorrências de trânsito com vítimas, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Os policiais coletaram  informações de 206 pontos, sendo que 38 não tinham coordenadas geográficas e 4 apresentaram pequena margem de erro dentro do aceitável.

Os pontos com incidência de acidentes foram classificados por cores em: baixo, moderado, médio, alto e muito alto. As Avenidas Fernando Correa da Costas e Beira Rio são as localidades com maiores registros de acidentes no mês, alcançando pontuação alta e muito alta, em alguns trechos.

O delegado titular da Deletran, Christian Alessandro Cabral, disse que a visualização dos pontos de ocorrências ajuda a entender os acidentes e trabalhar as causas por meio de medidas de ação. "Estamos vendo onde estão os acidentes e junto com os órgãos de trânsito podemos buscar adotar medidas para reduzir os índices nas áreas de maior violência".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE