A Secretaria de Estado de Administração apresentou, hoje, a logística de segurança que será aplicada nas provas do concurso público para preenchimento dos cargos da Polícia Militar, escrivão e investigador da Polícia Civil, além de Bombeiros. O processo ocorre neste domingo.
Segundo o secretário Pedro Dias Domingos de Mello, ao todo, estão inscritos 37.012 mil candidatos. O concurso está sendo organizado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A maior concentração de candidatos se encontra na capital, onde terão mais de 16 mil candidatos realizando a prova.
O secretário ainda afirmou que o concurso tem como intuito, além da melhorar a segurança do Estado, um apoio para o evento Copa do Mundo, que tem Cuiabá como uma das subsede dos jogos. “Mesmo ainda estando na academia, os aprovados, principalmente os policiais militares, ajudarão no reforço da segurança durante a Copa do Mundo”, afirmou Pedro Dias. Ainda segundo o secretário o efetivo do Corpo de Bombeiro aumentará em 124% e da Polícia Militar em 35%.
O concurso também visa aumentar o efetivo nas cidades do interior, nas quais existe uma precariedade da segurança pública. “Para evitar a evasão de aprovados do interior para a capital, os candidatos aprovados devem permanecer obrigatoriamente na cidade que escolheu atuar por pelo menos 5 anos, esse é um dos requisitos que consta claramente no edital”, disse a superintendente de gestão de pessoas do Estado, Débora Gagini.
Ela ainda ressalta da importância da confirmação do local onde o candidato irá realizar a prova e a atenção quanto ao horário. “Os portões serão abertos as 8h e serão fechados às 9h. As provas começarão às 9h10 e o término para as 13h30”.