PUBLICIDADE

Cenipa conclui que avião teve pouso forçado em MT por perda de componente no voo; 2 ficaram feridos

PUBLICIDADE

A ausência de uma das pás da hélice causou o pouso forçado do avião Neiva EMB-721C, em uma área de pasto em Aripuanã, destino final, cerca de 30 minutos depois de ter partido de Juína. É o que aponta o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Quatro passageiros saíram ilesos, mas piloto e outro passageiro tiveram lesões leves. O acidente foi em março do ano passado e a investigação foi divulgada somente agora.

O relatório aponta no histórico do voo que surgiu uma forte vibração advinda do motor, seguida de perda de tração. “[…] com cerca de 30 minutos de voo desde a decolagem, o piloto identificou uma vibração anormal no avião, vinda do motor e sentiu uma perda de tração. Apesar dos parâmetros de temperatura e pressão do óleo do motor terem se apresentado dentro da faixa de operação normal, a rotação do motor começou a cair gradativamente. Antes que a rotação atingisse níveis tão baixos, que não permitissem o embandeiramento da hélice, o piloto decidiu embandeirá-la e cortar o motor”, consta.

Na descida em emergência, após a parada total da hélice, foi visualmente constatado pelo piloto a ausência da ponta de uma das pás da hélice. “De acordo com a caderneta de hélice, na inspeção de 100 horas foram efetuados os procedimentos conforme manual de serviço da aeronave e efetuado a inspeção das pás quanto a danos e trincas. Durante a investigação, foi realizada uma análise para confirmar se o funcionamento do cubo e do governador da hélice contribuiu para a ruptura da hélice em voo”.

Conforme o documento, o  piloto era habilitado para o tipo de voo e a aeronave encontrava-se com a documentação em dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE