Um grupo de aproximadamente 200 garimpeiros estão trancando a BR-174, na região de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá). Este é o segundo dia que eles protestam contra a operação da Polícia Federal que está retirando todas as pessoas do local em cumprimento a uma decisão da Vara Federal de Cáceres. O bloqueio iniciou, ontem, por volta das 18h.
A principal reivindicação é a liberação do garimpo para exploração. Com isso, fica prejudicado o tráfego de veículos sentido ao município de Cáceres. Antes do bloqueio, ontem, eles fizeram uma manifestação que percorreu algumas ruas de Pontes e Lacerda com carros e motocicletas, sendo acompanhada pela Polícia Militar. Depois, interditaram a rodovia federal.
Com o bloqueio da rodovia, os garimpeiros esperam chamar atenção de autoridades do município e do governo do Estado para tentarem regularizar a situação do garimpo que há cerca de 2 meses ganhou as manchetes dos noticiários de todo o país por atrair pelo menos 7 mil pessoas de várias partes do Brasil e até de países vizinhos em busca do sonho de ficar rico encontrando o minério precioso.