PUBLICIDADE

Projeto “Novembro Negro, Cidadão” será levado ao Centro de Ressocialização em MT

PUBLICIDADE

O projeto "Novembro Negro, Cidadão", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) durante o mês de novembro, será levado ao Centro de Ressocialização da Capital (CRC). Na sexta-feira (13), a partir das 8h30, a atividade acontece por meio do projeto “Conscientizando para o Convívio nas Diversidades de Relações dos Alunos Privados de Liberdade: Mostre a sua pele", realizado por profissionais da Escola Estadual Nova Chance.

A parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), vai possibilitar que mais de 700 recuperandos sejam beneficiados, direta e indiretamente, pelo projeto, que promove a valorização das diversas culturas de raízes africanas.

A ação fortalece e complementa as ações pedagógicas da Lei Federal nº. 10.639/2003. Na mesma data, diversas associações e grupos de cultura negra realizam apresentações no projeto Kizomba, na Praça Alencastro. Segundo a assessoria da Seduc, o projeto visa fortalecer a implementação da Lei em todas as escolas estaduais de Mato Grosso, por meio da sensibilização e consciência educacional dos professores, e por meio da Escola Nova Chance, em todas as 41 unidades penitenciárias assistidas pela Seduc. A lei torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio de todo país.

O evento conta com a apresentação de poesias dos estudantes da escola e de jovens da comunidade quilombola de Mata Cavalo, do município de Nossa Senhora do Livramento, que apresentarão danças que representam a cultura afro-brasileira. Palestras ministradas por representantes da Seduc, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e do Conselho Municipal de Política Racial de Várzea Grande compõe a programação gratuita e aberta à comunidade.

Entre os dias 16 e 18 de novembro, profissionais da educação de todo o Estado participam da 9ª Jornada das Desigualdades Raciais, no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Esta será uma jornada de formação continuada em relação às diversidades raciais. O evento realizará a culminância pedagógica de todas as atividades do ano sobre a Lei 10.639/2003.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE