Mais de 150 alunos-atletas de Mato Grosso participam da Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria entre 15 e 17, que será realizada nas cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, entre os dias 12 e 21 deste mês. Ao todo, representantes de 13 modalidades disputam os jogos que garantem vaga para o campeonato sul-americano da categoria.
Esta madrugada, estudantes das nove modalidades individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo, xadrez, judô, luta olímpica e ginástica rítmica) embarcaram rumo ao Paraná para participar dos jogos. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dividida em duas etapas. Entre os dias 11 e 15 serão disputadas as modalidades individuais, e entre os dias 16 e 22 deste mês as quatro modalidades coletivas: handebol, futsal, voleibol e basquetebol.
Segundo o COB, aproximadamente quatro mil estudantes de todos os estados brasileiros de instituições de ensino públicas e privadas participam da etapa nacional. Nas seletivas municipais e estaduais participaram mais de dois milhões de atletas de cerca de quatro mil cidades.
Os atletas de Mato Grosso são de diversas cidades. Nos esportes coletivos classificaram equipes dos municípios de Colíder (basquete Feminino); Nobres (basquete masculino); Alto Araguaia (futsal feminino); Acorizal (futsal masculino); Campo Verde (handebol feminino); Sorriso (handebol masculino); Sinop (vôlei feminino); Primavera do Leste (vôlei masculino); Sinop (vôlei de praia feminino); Primavera do Leste (masculino).
Todas as modalidades serão disputadas na cidade de Londrina, com exceção do Atletismo, que será realizado na pista da cidade de Maringá, considerada uma das melhores do país.
Mato Grosso tem fortes chances de conquistar boas posições em diversas modalidades. Entre elas está o salto em distância, com o jovem de Pontes e Lacerda, Eberson Matucari,16 anos, que ganhou a medalha de bronze no campeonato mundial da categoria. O garoto já acumula três medalhas de ouro em competições escolares, além de classificações expressivas em campeonatos sul-americanos, ibero-americanos e internacionais.
Em setembro foi realizada a etapa entre alunos de 12 a 14 anos, em Fortaleza. Na ocasião, Mato Grosso garantiu o 3º lugar geral no atletismo. Ao todo, os estudantes mato-grossenses conseguiram 14 medalhas na competição e seis atletas ainda se credenciaram para representar o Brasil no campeonato sul-americano, que será realizado em Assunção, no Paraguai.