PUBLICIDADE

Inicia obras de revitalização de casarões históricos de Cuiabá

PUBLICIDADE

Cumprindo mais uma etapa do projeto de preservação do centro histórico de Cuiabá, o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Alberto Machado, assinou, esta tarde, a ordem de serviço para execução das obras de reforma e revitalização dos casarões Casa Procon, Casa Barão de Melgaço, Misc e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na ocasião, o secretário enfatizou o empenho do prefeito Mauro Mendes na busca por esses recursos e o marco que isso representa para capital. “Nossa capital nunca tinha recebido recursos para revitalização do centro histórico. O prefeito Mauro Mendes, vendo essa necessidade, lutou junto ao Governo Federal por esses recursos. Diante disso, estamos muito felizes com o início das obras. É uma vitória para a cultura e o turismo de Cuiabá.”

Todo o processo será financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram destinados às obras de revitalizações do centro histórico cuiabano, o total de R$ 10,5 milhões. Desses, 2,5 milhões são para esses primeiros quatro casarões.

“A nossa história passa por esses casarões. Todo esse processo, além de ser um marco, também é uma ponta para a economia da capital. O turismo será mais valorizado, atrairemos mais atrações  e com isso a cultura será mais conhecida no âmbito nacional. É a nossa terra em avanço constante”, pontou José Paulo Traven, secretário adjunto de Cultura do município.

A empresa responsável pelas obras é especializada em obras de restauração e consolidação de edificações tombadas por patrimônios históricos do Brasil. As obras já terão início na próxima semana. O engenheiro responsável pelas obras, Nilson José Duarte, enfatizou a linha do processo de restauração dos locais. “Vamos manter a originalidade dos lugares para que não perca os traços da história da cidade e de seu povo. Isso é de extrema importância dentro desse seguimento de trabalhos”.

Os casarões serão contemplados com troca dos pisos, telhados, revestimentos, troca da parte elétrica e hidráulica, além de um reforço estrutural em alguns pontos.

Além dos casarões, também serão realizadas obras de revitalizações em cinco praças da capital. São elas, Praça da Mandioca, Senhor dos Passos, Caetano de Albuquerque, Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto.  Essas, no entanto, ainda passarão, antes por estudos arqueológicos.            

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRT autoriza edital de venda judicial da Santa Casa de Cuiabá

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT)...

Estudantes e professores do IFMT participam da Copa Mundial de Robôs em Salvador

Uma delegação formada por estudantes e professores do Instituto...
PUBLICIDADE