
Segundo o diretor adjunto de Ensino, Instrução e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM César Viana de Brum, a 15ª edição do Curso de Formação de Soldados (CFSD) dos 300 convocados terá início na primeira semana de agosto com previsão de encerramento no final do mês de abril de 2016.
O diferencial desse curso para o último que formou 147 novos soldados é a carga horária, que teve um aumento de 1.200 horas/aula para 1.600 horas/aula. “Essa carga horária equivale a um curso de formação superior tecnólogo”, destacou o diretor adjunto.
Durante o Curso de Formação, os alunos terão disciplinas práticas e teóricas nas mais diversas frentes de atuação do Corpo de Bombeiros, como salvamento terrestre, em altura e aquático, combate a incêndio, ciência aplicada à atividade de Bombeiro Militar, ética e cidadania, direitos humanos, linguagem e comunicação, atendimento pré-hospitalar, operações com produtos perigosos, entre outras. “Além disso teremos 240 horas/aula na modalidade de Ensino à Distância”, completou o diretor adjunto de Ensino.
Os 147 soldados recém-formados já estão sendo distribuídos em 16 dos 18 municípios que contam com estrutura do Corpo de Bombeiros pelo Estado. Essa última inclusão permitiu à corporação criar a 14ª Companhia Independente de Juína, que contará, de imediato, com nove soldados desses 147. A unidade irá atender os municípios da região Noroeste do Estado, como Castanheira, Juruena, Colniza, Juara, entre outros. Após a conclusão do Curso de Formação dos 300 novos soldados, mais 21 militares serão enviados à Companhia de Juína para reforçar o efetivo.


