PUBLICIDADE

Técnicos administrativos e professores da UFMT entram em greve

PUBLICIDADE

Começou oficialmente, hoje, a paralisação dos técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso. Caberá ao comando local de greve estabelecer quais setores vão parar totalmente e quais funcionarão parcialmente, de forma a atender as exigências legais.  Os professores também decidiram, esta semana, pela paralisação das atividades hoje. Eles farão ato público, amanhã, às 9:30hs,  na Praça Alencastro, em Cuiabá, buscando a atenção da sociedade para os problemas vivenciados na educação superior pública do Brasil.

A greve é por tempo indeterminado das duas categorias. A UFMT tem campi em Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Cerca de 20 mil acadêmicos estão sem aulas.  “Foi a única saída que encontramos para pressionar o governo. No ano passado nosso movimento sofreu com uma decisão judicial e foi interrompido, mas esta mesma decisão impunha que o Governo Federal desse uma solução para nossas reivindicações. Infelizmente isso não aconteceu. As reuniões que foram realizadas em sua maioria tiveram como resultado a definição da data da próxima reunião”, destacou a coordenadora geral do Sintuf-MT, Leia de Souza Oliveira.

Ela explicou que os representantes do Ministério de Planejamento e Orçamento, assim como os do Ministério da Educação, não apresentam uma proposta concreta. “Estão pontuando que devemos aguardar o desenvolvimento do PIB, e existe a previsão de um PIB negativo ou estagnado. Hoje temos a menor remuneração entre todas as carreiras do Poder Executivo. Como pode um Governo que se diz Pátria Educadora pagar tão mal os trabalhadores que atuam na educação?”.

Para o presidente da Associação dos Docentes da UFMT, Reginaldo Silva de Araújo, a greve dos técnicos administrativos é legitima, e os professores devem seguir o mesmo caminho. “Nacionalmente, 22 sindicatos de professores já aprovaram iniciar a greve no dia 28 de maio, cinco universidades estão com indicativo de greve aprovado, entre elas a UFMT, mas ainda sem uma data específica, e 12 ainda não debateram o tema”.

(Atualizada às 11:35hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião colide com pássaro ao pousar no aeroporto de Sorriso

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que operava o...

Setor de serviços registra queda em Mato Grosso, aponta IBGE

O volume de serviços do país variou 0,3% em...

MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes do Fies

O Ministério de Educação divulgou hoje o resultado da...
PUBLICIDADE