PUBLICIDADE

Cuiabá participa de estudo que avalia competitividade turística

PUBLICIDADE

O prefeito Mauro Mendes se reuniu, esta tarde, com uma pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas para fornecer informações a serem adicionadas ao Índice de Competitividade Nacional do Turismo. A coleta de dados é feita anualmente em 65 cidades brasileiras pelo Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae.

Durante a entrevista, o prefeito falou sobre os potenciais da cidade, relação com o governo do Estado, Plano Diretor do Município e prioridades da gestão para o setor turístico. “Nenhuma cidade é boa para o turista, se não for boa para quem vive nela. Estamos caminhando para que Cuiabá se torne ainda mais acolhedora e, que seja reconhecida não somente pela ótima gastronomia e vida noturna”, destacou Mauro Mendes.

Segundo o prefeito, os parques urbanos em fase de execução como o Porto Cuiabá, Tia Nair e Parque das Águas (em processo de licitação), darão um novo sentido ao turismo da Capital, além agradar a todos. “A previsão é de que estes espaços sejam entregues à população até dezembro de 2015.Optamos pela entrega total das obras, justamente porque nossa gestão está focada em desempenhar um trabalho duradouro e de qualidade”, finalizou o prefeito.

O Índice de Competitividade Nacional do Turismo reúne estudos acerca da Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais. Em Cuiabá este estudo é realizado desde 2008.

A pesquisadora da FGV, Isabela Sette, avalia que nos últimos meses Cuiabá passou por grandes transformações.  “Estive aqui no ano passado e pude perceber que o cenário atual é outro, já que algumas obras foram finalizadas e o paisagismo está diferente. A avaliação deste ano será comparada ao ano anterior, para que os gestores visualizem de forma detalhada o questões que podem ser melhoradas no segmento”, explicou.

Isabela ficará na cidade até sexta-feira (15) e, na próxima semana, fará o mapeamento turístico de Vitória (ES). O resultado do levantamento será apresentado ao Ministério do Turismo em novembro. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado e o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...

Ibama autoriza contratação de brigadistas para combate a incêndios florestais em MT

Em iniciativa voltada a evitar que incêndios florestais atinjam...

Concurso da Educação em Mato Grosso tem mais de 25 mil professores inscritos

A secretaria de Estado de Educação informou que houve...

Abílio concede RGA de 5,32% aos servidores em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou hoje o...
PUBLICIDADE