PUBLICIDADE

União se manifesta e Justiça Federal de Sinop decidirá sobre desapropriação para usina

PUBLICIDADE

O governo federal manifestou interesse e a Justiça Estadual da Comarca de Itaúba (90 km de Sinop) declinou para a Justiça Federal em Sinop o processo envolvendo a desapropriação de partes das propriedades de 4 pessoas, para obras da Usina Hidrelétrica de Colíder. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) declarou de utilidade pública, em 2012, cerca de  35,3 mil hectares em Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba, e Cláudia para as obras físicas e também o reservatório.

A justiça em Itaúba se declarou incompetente para julgar a ação. “A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo de grau ou jurisdição, independente da exceção, bem como do art. 800 do CPC que fixa a competência da ação cautelar ao juízo competente para conhecer da principal”, consta na decisão.

O processo foi movido pela concessionária da usina com objetivo de obter a imissão provisória na posse dos imóveis, justificando “diversos trabalhos de campo que ainda necessitam serem feitos, tais como, a supressão da vegetação, o resgate da flora e fauna, avaliação da área sob o aspecto arqueológico, monitoramento da água e solo, entre outras providências”.

A justiça estadual deferiu o pedido, mas os proprietários recorreram que conseguiram liminar no Tribunal de Justiça, “determinando-se o sobrestamento da decisão recorrida até a realização de perícia para avaliação do imóvel objeto do feito”. Os trabalhos ainda devem acontecer.

A usina terá potência instalada de 300 megawatts – o suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 850 mil pessoas. É uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com investimento previsto de R$1,2 bilhão. A previsão de funcionamento é no início de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE