sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Fechado acordo e professores encerram greve de 30 dias em Alta Floresta

PUBLICIDADE

A greve dos profissionais da educação, que durou 30 dias e teve adesão de quase 100% da categoria, chegou ao fim hoje. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pela diretora regional do polo sindical, Francisca Ilmarli Teixeira.  Ficou definida equiparação dos trabalhadores efetivos com os interinos; redução das jornadas dos técnicos, de 40 horas para 30, imediatamente e sem prejuízo aos salários, reajuste de 9% para professores e motoristas, valor que mantém os salários acima do piso nacional; criação de grupo de estudo até outubro para reduzir a jornada de técnicos de apoio e desenvolvimento infantil (TDI) a partir do ano que vem; além do reajuste previsto na legislação federal de 13,01%, para interinos, técnicos, apoio e TDI.

De acordo com a diretora do sindicato, o prefeito se comprometeu a encaminhar em 24 horas as mudanças acordadas em um projeto de lei para os vereadores votarem. “Conseguimos também, extra pauta, a sensibilização do gestor para criar uma conta específica para os recursos da educação. Vale ressaltar que foram amplas negociações e, durante todo este tempo, mantivemos o diálogo com o Executivo”, afirmou.

“Foram rejeitadas seis propostas durante este período. A sétima agradou parcialmente e, esta manhã, após uma reunião com o prefeito Asiel Bezerra (PMDB) no Tribunal de Justiça, em Cuiabá, conseguimos avançar nas negociações, com quatro pontos da pauta atendidos, e decidimos voltar as atividades amanhã”, explicou.

Conforme Só Notícias já informou, cerca de 550 profissionais aderiram a greve e 18 unidades escolares (incluindo creches), de um total de 20, paralisaram as atividades. Os motoristas de ônibus também aderiram e, com isso, a greve prejudicou também alunos estaduais desde a última semana. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE