As vistorias dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), existentes em 12 municípios mato-grossenses, foram retomadas nesta semana. Ao todo, serão avaliados dez documentos por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) até o próximo sábado (18). Eles estão localizados nos municípios de Tapurah, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Juína, Aripuanã e Colniza.
Outros seis Planos de Exploração Florestal (PEFs) estão sendo vistoriados até essa data limite. Eles se concentram nos municípios de Santa Carmen, Juara, Porto dos Gaúchos, Feliz Natal, Vera e Sinop.
O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento observa que as vistorias ainda estão aquém das demandas do setor. “Já estamos em meados de abril e continuamos aguardando a liberação de processos que estão na fila há algum tempo”.
Segundo Bento, apesar da importância do setor de base florestal para a economia do Estado, a atividade enfrenta o risco de paralisação por causa dos atrasos na aprovação dos PMFs.