O túnel de aproximadamente 10 metros, encontrado essa madrugada, no Centro de Ressocialização, foi fechado para evitar uma nova tentativa de fuga dos detentos. O buraco fazia ligação com a cela X7, na qual estavam cerca de 30 presos. O fato foi descoberto, por volta das 4h30, pelos agentes penitenciários, quando os reeducandos já estavam para sair no pátio a cerca de cinco metros do muro da unidade prisional.
Conforme Só Notícias já informou, informações apontam que alguns agentes estavam realizando rondas nas proximidades do muro, ainda na parte interna, quando viram uma mão saindo da terra. Ao verificarem a situação, perceberam que os presos estavam cavando este túnel. O local em que eles iriam sair fica a aproximadamente cinco metros do muro. Está sendo apurado se eles erraram no cálculo da construção do túnel ou se pretendiam, posteriormente, escalar e pular o muro da unidade e fugir.
Um agente acredita que os detentos fizeram a escavação em apenas um dia, já que uma vistoria foi realizada na unidade há dois dias e nada de anormal foi encontrado. Alguns ventiladores, utilizados durante a ação, foram apreendidos. A unidade de Sorriso tem capacidade para 96 detentos, porém, atualmente abriga cerca de 240.
Na madrugada do dia 5 deste mês, dois agentes penitenciários foram dopados por duas mulheres e 26 reeducandos escaparam pela porta da frente da cadeia de Nova Mutum. Devido a isso, o diretor da unidade e estes dois agentes foram presos acusados de facilitar a fuga. Dos que fugiram, 17 já foram recapturados, inclusive o preso que seria o mentor da fuga e uma mulher acusada de dopar os agentes.