PUBLICIDADE

Sem-terra acampam em cidade do Nortão e Sesp reforça segurança para evitar conflito

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) reforçou o efetivo de policiais civis e militares na região da cidade de Itanhangá (241 quilômetros de Sinop). A intenção é evitar um conflito entre famílias de sem-terra e a população local. No total, a Sesp já enviou à região mais de 50 policiais das unidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tapurah para isolar a área em que cerca de 100 famílias estão acampadas. A Força Tática também foi mobilizada para acompanhar o caso.

Na última madrugada, cerca de 100 famílias ocuparam um sítio localizado às margens da rodovia MT-338, distante cerca de três quilômetros da cidade. A líder do movimento, identificada como Zilma Paqualle, informou às forças de segurança que outras 400 famílias são esperadas para ocupar terras na região e que aguardam uma negociação com um representante do Incra, já que a área é federal.

A Polícia Militar de Itanhangá foi acionada pela manhã depois de um desentendimento entre as famílias que chegaram para a invasão e moradores da região. Com o clima de tensão, a Secretaria de Segurança reforçou o efetivo para evitar o confronto entre as duas partes enquanto aguarda a negociação por parte de representantes do Governo Federal.

“Nossa maior intenção é conter um eventual confronto entre a população local e invasores. Já mandamos efetivos de outras cidades para a região como forma de prevenção na cidade e nas estradas de acesso”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública Rogers Jarbas.

Outra medida adotada pela Sesp foi acionar o Ministério Público Federal e o Incra sobre a situação na cidade. “Já estamos em contato com um representante do Incra, pois o assentamento se trata de uma área federal. Também mantive contato com o Ministério Público Federal e repassei a situação à procuradora da República plantonista. Todas as medidas de segurança pública já foram adotadas. Estamos nos antecipando para evitar qualquer confronto na região”, completou o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum liberou mais de mil alvarás para construções no ano passado

Foram emitidos 1.005 alvarás para novas obras em Nova...

Caminhão baú pega fogo em Colíder

As chamas causaram estragos parciais num VW Delivery branco,...

Homem é atropelado por caminhão e morre em Santa Carmem

Rogério Basílio Braga, de 54 anos, morreu ontem à...
PUBLICIDADE