PUBLICIDADE

Presidente da OAB Mato Grosso diz que alguns juízes deferem assistência jurídica gratuita fora dos padrões

PUBLICIDADE

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, disse, em entrevista, ao Só Notícias, que o requerimento protocolado na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado, através da Comissão de Direito Civil e Processo Civil, visa garantir a concessão da prestação de assistência jurídica gratuita e evitar que alguns magistrados realizem buscas, por exemplo, em redes sociais para deferir o pedido. “É um pleito que está na corregedoria. Hoje temos visto magistrados diligenciando nas redes sociais para saber qual é o carro da parte (pessoa que precisa resolver pendências judiciais e requer gratuidade), celular da parte, e indeferido o pedido de assistência judiciária gratuita que é dever do Estado para aquele que afirmar ser necessitado fora dos paramentos do processo civil. O código é bastante claro. Basta ser declarante para esse direito ser deferido. Então, nós não concordamos esse excesso de diligências provocados pelos magistrados. Se a parte afirmou ser e a outra parte não contrapôs a assistência gratuita têm que ser de deferido”, avaliou.

Campos explicou ainda a necessidade do judiciário não se transformar em arrecadador. “Não podemos conviver com um Poder Judiciário que se transmite como arrecadador. O judiciário não foi criado para arrecadar impostos. Quem faz arrecadação é o governo do Estado através da Secretaria de Fazenda. Nós precisamos que poder judiciário prestes um serviço e distribua para sociedade um serviço de forma séria principalmente aos mais necessitados que não condições de pagar as custas judiciais”.

No pedido feito a corregedoria do tribunal, a OAB requer providências para garantir a concessão de gratuidade de justiça, após identificação de um volume crescente de relatos de advogados que reportaram decisões que indeferem ou até mesmo revogam o benefício da assistência judiciária gratuita.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE