domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Instituto aponta aumento de 41% no desmatamento na Amazônia; Mato Grosso representa 11%

PUBLICIDADE

O levantamento mensal do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), apontou que, em agosto, aumentou 41% o desmatamento nas áreas que correspondem à ‘Amazônia Legal’. Foram detectados 582 quilômetros quadrados de destruição. No mesmo período do ano passado, o desmate era de 414 quilômetros. Mato Grosso aparece em quarto no ranking dos Estados que mais desmataram, com 11% do total destas áreas.

O Pará lidera o ranking de destruição das florestas com 40% do perímetro desmatado. Na sequência aparecem o Amazonas, 26%; Rondônia, 18%; Roraima, 3% e o Acre, 2%. O município de Altamira (PA) é a região mais critica, com 59,3 por km² de desmatamento. Na sequência aparecem Lábrea (AM), 59,2; São Felix do Xingu (PA), 55,4; Porto Velho (RO), 53,7; Apuí (AM), 43,7; Colniza (MT), 23,5; Portel (PA), 21; Novo Progresso (PA), 17,1; Boca do Acre (AM), 16,1; Placas (PA), 13,9.

Segundo o boletim geográfico do desmatamento, 51% destas áreas são privadas ou sob estágio de posse. O restante dos desmatamentos está localizado em Assentamento de Reforma Agrária (20%), terras indígenas (2%) e nas unidades de conservação (27%). 

As florestas que foram degradadas na ‘Amazônia Legal’ somaram, até agora, 619 quilômetros quadrados. Comparando com o mesmo período do ano passado, quando houve aumento de 373%, quando a degradação florestal somou 131 quilômetros quadrados. A degradação ocorreu no Pará (39%), Mato Grosso (39%), Rondônia (7%), Roraima (7%), Amazonas (6%) e Acre (2%).

O instituto monitora através de satélites às áreas desmatas na Amazônia Legal e promove por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas no desenvolvimento sustentável da região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE