PUBLICIDADE

Projeto social em Sinop pretende desviar jovens da criminalidade

PUBLICIDADE

Com o objetivo de afastar o adolescente do crime e da violência, o projeto “Luz do Amanhã: Cultivando Segurança Com Integração Social” nasceu de uma proposta da Polícia Militar em Sinop. Participam 120 adolescentes de 12 a 17 anos em estado de vulnerabilidade, selecionados a partir de indicação de escolas públicas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar e da própria PM.

A ideia de implantar o projeto surgiu a partir das conferências de índices de roubos, homicídios e tráfico de drogas apontarem o frequente envolvimento de menores de idade. Essas aferições também levaram a conclusão de que o adolescente que se envolvia em atos infracionais, muitas vezes estava na ociosidade, e isso acabava sendo um fator de influência.

A partir da criação do projeto, originou-se a Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Sinop (Acoas), que tem como meta o desenvolvimento do adolescente em sua força física, moral e intelectual, proporcionando aprendizado de técnicas de plantio e cultivo de hortaliças, e atividades de esporte, cultura, lazer e educação. Os adolescentes recebem aulas  teóricas em uma sala do Quartel do Comando Regional, de segunda a sexta-feira. A produção das hortaliças (alface, couve, coentro, salsa, cebolinha, almeirão, mandioca, abóbora e melancia) é destinada às famílias dos alunos e distribuída em escolas públicas, privadas, creches e outras entidades. 

O professor universitário Marcos Antônio Silva ministrou aos participantes do projeto aulas sobre comunicação social, jornalismo e comunicação interpessoal. Ao Só Notícias, ele afirmou que "Através de aulas expositivas e dinâmicas, pude repassar o quanto a comunicação é fundamental na vida de todas as pessoas. Através dela, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Levar esta formação aos alunos do projeto, proporciona uma melhor interação deles junto a família, escola e comunidade onde residem".

As aulas começaram em 26 de novembro do ano passado e têm duração de 100 dias letivos. No final desse período, será realizada a formatura da turma, que terá madrinha, patrono e paraninfo.

Conforme Só Notícias informou, segundo balanço do 3º Comando Regional da PM foram registradas 472 ocorrências infracionais envolvendo menores de 12 anos e adolescentes entre 13 a 17 anos no município de janeiro até setembro deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em shopping no Mato Grosso

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram, esta manhã, o...

Lançado programa de combate à desnutrição dos povos indígenas em MT; R$ 3 milhões

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural...
PUBLICIDADE