A aluna Denise Moraes está cursando o 3° ano do Ensino Médio e se prepara para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 05 e 06 de novembro. Em meio à ansiedade provocada pelos dias que antecedem a prova, ela conta que este é um momento importante na vida de todos aqueles que sonham em cursar o ensino superior, pois requer preparação. Por isso, a estudante está focada nos estudos e conta com a plataforma Prepara Mais, um aplicativo com vídeos, textos e exercícios comentados, para estudar.
Essa foi uma das ferramentas lançadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ontem, para toda a rede estadual pública, com o intuito de auxiliar alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio a se prepararem para o Enem. “São ações inovadores que realmente ajudam os alunos a estudar, então elas vêm complementar o que aprendemos em sala de aula”, afirma Denise.
Quatro aplicativos e plataformas de estudo digital foram lançados na campanha denominada Pró-Enem nas escolas estaduais Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, em Cuiabá, e Jaime Veríssimo de Campos Junior, em Várzea Grande. Uma caixa contendo cartas direcionadas aos professores, folders explicativos e cartazes foi entregue pelo secretário de Educação, Marco Marrafon, aos diretores e professores. Os kits também foram enviados para todas as unidades escolares do Estado na quinta-feira.
No bate-papo com alunos e professores, Marrafon falou sobre as ações da Seduc para melhorar a qualidade do ensino em Mato Grosso. Uma delas é o programa Pró-Escola, que está sendo elaborado e será lançado em breve. Nele são contemplados os eixos Estrutura, Ensino e Inovação, sendo que este último prevê ações como o lançamento das plataformas de ensino digital. “Tudo isso está sendo desenvolvido pensando na melhoria dos resultados, especialmente no Enem. Confiamos na inteligência e na capacidade dos alunos, que podem fazer mais e transformar a educação”, disse.
O diretor da escola Liceu Cuiabano, Alceu Trentin, elogiou a iniciativa da secretaria e contou que uma das formas de preparar os alunos para o Enem é a realização de aulas intensivas todas as sextas-feiras, das 11h às 12h. Agora, com a disponibilização de ferramentas práticas e de fácil acesso, os estudantes têm mais opções para reforçar o que já vêm aprendendo no horário de aula. “Sabemos que ainda temos muito para melhorar e a tecnologia vem para nos ajudar nessa missão”, observou.
Atualmente, Mato Grosso conta com 161.842 alunos matriculados no Ensino Médio, seja no regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).