A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) poderá destinar R$ 30 milhões para pavimentação asfáltica em cidades de Mato Grosso. A informação foi repassada pelo senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).
Segundo o senador, os recursos estão disponíveis e poderão ser acessados pelo Programa Estadual de Apoio Estruturante à Mobilidade Urbana (Pró-Asfalto), elaborado pelo presidente da Assembleia e que visa contribuir com a infraestrutura urbana, melhorando a qualidade das vias públicas.
As cidades a serem contempladas serão definidas por um grupo de trabalho formado por várias instituições, inclusive a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O presidente da instituição, prefeito Neurilan Fraga, diz que todos os 141 municípios de Mato Grosso precisam de obras de pavimentação ou de recuperação de pavimento no perímetro urbano.
O senador também aponta a possibilidade de a Petrobrás contribuir com o programa, além da apresentação de emendas pelos deputados federais, senadores e deputados estaduais. O assunto deve ser discutido, nesta semana, em reunião da bancada federal de Mato Grosso onde serão definidas as prioridades a serem apresentadas ao Orçamento Geral da União.
Guilherme Maluf lembra que o programa também já foi apresentado ao ministro das Cidades, Bruno Araújo. O senador Wellington Fagundes também apontou a possibilidade de retomada, com recursos da Sudeco, do programa Bid Pantanal, que previa obras de saneamento básico nos municípios que estão inseridos no bioma.
O programa foi assinado em junho de 2001 e previa investimentos de 400 milhões de dólares (pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Governo japonês, o Governo federal e governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), mas foi desativado durante a gestão de Blairo Maggi.
O assunto deve ser levado ao governador Pedro Taques pelo senador Wellington Fagundes.