PUBLICIDADE

MPE cobra adoção de medidas para conservação de Portal Temático e Turístico de Cáceres

PUBLICIDADE

Inaugurado em 2005, o Portal Temático e Turístico de Cáceres encontra-se em situação de total abandono e inutilidade. O espaço que deveria abrigar materiais e informações de proveito turístico, hoje serve para acomodar centenas de pneus velhos. A omissão do Município e do Estado em relação à conservação do prédio público levou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso a ingressar com ação civil pública, com pedido de liminar, requerendo a adoção de medidas urgentes para eliminar a situação de abandono verificada no local.

Na ação, o promotor de Justiça Kledson Dionysio de Oliveira destaca que, além da inércia em relação ao dever de preservação do patrimônio público, a situação de abandono em que se encontra o Portal Temático e Turístico de Cáceres oferece risco à segurança pública. O local tem sido utilizado por marginais, vândalos e usuários de entorpecentes e prostituição às margens da BR 070.

“Desde a sua construção até os dias atuais o Portal Turístico de Cáceres nunca serviu para o atendimento de absolutamente nenhuma utilidade pública, sendo certo que a sua única finalidade desde que inaugurado é o abandono e a depredação, servindo de motivo de vergonha e de descrédito da população local quanto ao comprometimento da Administração no trato do patrimônio público”.

Consta na ação, que a construção do referido prédio resultou na celebração de contrato em 2003 entre o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Estado de Mato Grosso no valor de R$ 1.151.142,30. Em 2007 foi firmado um termo de permissão de uso entre o governo do Estado e o município de Cáceres para o período de 10 anos. Entre as obrigações estabelecidas está a manutenção do Centro de Atendimento ao Turista em plenas condições de visitação pública.

“Não obstante o desperdício de dinheiro público, representado pela construção e permanente abandono do prédio público em referência, consigne-se que no ano de 2012 o Governo do Estado de Mato Grosso anunciou a realização de serviços de reforma no Portal Temático e Turístico de Cáceres, no valor apresentado de R$ 149.730,20”, acrescentou o promotor de Justiça.

Na ação, o MPE requer liminar ao Judiciário que determine ao município de Cáceres e ao Estado de Mato grosso a imediata limpeza do prédio público, adoção imediata de providências destinadas a impedir o acesso de pessoas não autorizadas ao local, a elaboração no prazo de 30 dias de plano ou projeto de reforma e o efetivo lançamento das ações de execução no prazo de 90 dias.

A informação é da assessoria de imprensa do Ministério Público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE