PUBLICIDADE

CGE destaca Ouvidoria como meio de controle pela melhoria da saúde pública em MT

PUBLICIDADE

A Ouvidoria como instrumento de controle pela melhoria da gestão na saúde pública foi tema de palestra da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). A explanação ocorreu no primeiro dia do Curso de Auditoria e Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Cuiabá. 

Na oportunidade, o superintendente de Ouvidoria (CGE-MT), auditor Christian Pizzatto de Moura, destacou que a Ouvidoria deve funcionar como instrumento de diálogo e solução de conflitos entre o cidadão e a gestão pública, o que pode, por exemplo, evitar a judicialização excessiva em desfavor do Estado. 

O superintendente pontuou também que a Ouvidoria deve se desvencilhar da visão tradicional de atuar apenas para intermediar a resolução de demandas individuais apresentadas pelo cidadão. Segundo ele, a Ouvidoria deve ir além e atuar como instrumento de gestão, propiciando o mapeamento de riscos a partir do controle social. 

“As entradas na Ouvidoria permitem o mapeamento dos riscos, a identificação de onde mais ocorre determinado problema, por exemplo, já que, normalmente, o cidadão pode perceber com mais facilidade eventuais falhas da gestão devido ao seu contato direto na prestação dos serviços. Assim, a Ouvidoria é instrumento de cidadania e gestão que deve transformar o foco no cidadão em foco do cidadão na administração pública”, comentou. 

Nesse contexto, o superintendente explicou que esse caminho tem sido perseguido pela Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, sob a coordenação técnica da CGE-MT. Para tanto, foi incorporada à Ouvidoria Geral (unidade administrativa da CGE-MT) um setor de inteligência a fim de potencializar a produção de informações gerenciais a partir das manifestações do cidadão, agregadas aos bancos de dados do Estado de Mato Grosso. 

Segundo ele, o desafio é que as manifestações da sociedade gerem indicadores de risco para subsidiar eventuais auditorias e atividades de correição (responsabilização administrativa de servidores e fornecedores) no âmbito da Controladoria, a fim de dar mais efetividade à integração e à sistematização das macrofunções de controle interno (Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria). 

O curso está sendo realizado na Escola de Saúde Pública e segue até sexta-feira (20.05). Participam do evento 40 ouvidores e auditores da rede da SES. 

Rede 

A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro de demandas e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE, por meio da Ouvidoria Geral. 

Além disso, está estruturada para receber denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao(redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos). 

Além dos canais já mencionados, as Ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, por postal e e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE