PUBLICIDADE

Sistema penitenciário em MT receberá novos equipamentos e veículos

PUBLICIDADE

O sistema penitenciário de Mato Grosso receberá  27 portais detectores de metal , 17 detectores de metal manuais,  11 aparelhos raio-x, um scanner corporal e 12 furgões. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, apresentou ao governador Pedro Taques os resultados da reunião realizada no Ministério da Justiça, em Brasília, entre os secretários de Justiça de todos os estados e o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, ocasião em que ficaram garantidos os investimentos.

Os equipamentos foram adquiridos para as Olimpíadas de 2016, com recurso do Fundo Penitenciário Nacional e, após o evento, serão distribuidos entre os estados. Já os furgões serão adquiridos por processo licitatório que será aberto pelo Governo Federal ainda este semestre, para que, até o fim do ano, sejam entregues aos sistemas penitenciários estaduais. Segundo o secretário, o número de veículos coloca Mato Grosso favorável em relação a outros estados que tem uma maior população prisional, segundo assessoria.

“Fomos contemplados com 12 veiculos diante dos projetos das necessidades apresentadas e da defesa que o governo estadual tem feito junto ao departamento nacional penitenciário. Hoje nós viemos aqui reportar ao governador o relatorio de nossa missão em Brasília, trazendo estas boas notícias e continuaremos nesta política transversal entre o governo estadual e o federal, para garantir mais investimetnos e melhorias no sistema penitenciario”, explicou Dorilêo.

Além das políticas públicas de investimentos no sistema prisional brasileiro, foi discutido o descontigenciamento dos recursos do Fundo Penitenciario Nacional em relação à uma minuta apresentada ao governo federal propondo alterações com a possibilidade de transferência financeira direta dos recursos do fundo penitenciário nacional aos fundos estaduais e do Distrito Federal.

“O ganho é vencer a burocracia na liberação de recursos. O Governo Federal firma convênio com os governo estaduais e pede para habilitar o projeto reinvindicando investimentos na área penitenciaria através de repasse de forma voluntária. Com essa alteração, que ainda será analisada no ambito federal, o repasse do fundo nacional para o fundo estadual será obrigatório”, frisou o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE