sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Curso contribuirá para a geração de renda e destinação de resíduos em Juína

PUBLICIDADE

Vinte cinco alunos iniciaram, ontem, o curso de “Artesão de Pequenos Artefatos de Madeira”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e prefeitura de Juína.

O curso é um projeto social do Senai voltado para a fabricação de brinquedos pedagógicos de madeira. A aula inaugural contou com a presença da gerente do Senai, Dayanni Paula Rosetto, e do presidente do Simno, Roberto Rios. O curso visa a qualificação profissional e está sendo ministrado no período noturno, de forma gratuita à população. As aulas teóricas ocorrem no Senai e as práticas na marcenaria da prefeitura.

De acordo com a gerente do Senai, Dayanni Paula Rosetto, através do curso, o aluno será capaz de produzir peças artesanais de brinquedos pedagógicos de madeira de modo autônomo ou em empresas da área moveleira e madeireira, aproveitando resíduos de madeira, contribuindo para a preservação do meio ambiente e melhorando a sua qualidade de vida.

“O curso de artesão de pequenos artefatos de madeira veio de encontro com uma necessidade do nosso município em se aproveitar os refugos das indústrias e também a necessidade da melhoria de renda dessas pessoas através da produção de artesanato e brinquedos pedagógicos, contribuindo também com a questão ambiental”.

O curso terá dois meses e meio de duração com todas as competências necessárias para os alunos se tornarem artesãos. “Toda a produção do curso será destinada a doação às pessoas carentes indicadas pelo Simno, que abraçou a causa e está nos apoiando”.

Para o Presidente Roberto Rios, o curso veio contribuir com o setor, destinando os materiais que acabam se perdendo no beneficiamento da matéria-prima usada na fabricação de móveis de madeira, principalmente no corte e preparo.

“Quando se trabalha com madeira maciça a perda de material pode chegar a 40% do volume total, então nós buscávamos uma saída para esse material e hoje é realidade no nosso município esse curso com mais de 25 participantes trazido pelo Senai, visando o futuro das mini-indústrias de artesanato dentro de Juína. Eu vejo como muito importante essas indústrias na geração de renda na região, hoje eles são alunos, mas amanhã irão contribuir com a economia da nossa região através de suas produções”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fiscalização do MP revela precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de MT

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE