PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa e Defensoria Pública firmam parceria para criação de bibliotecas em cadeias de MT

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa firmou parceria com a Defensoria Pública para criação de bibliotecas nas cadeias do estado. O projeto tem como objetivo a realização de atividades educacionais complementares para fins de remição de pena pela leitura. Conforme recomendação do CNJ, a cada livro lido o preso poderá ter direito a redução de 4 dias da sua pena. Para concessão do benefício, é necessário apresentação de uma resenha, que será submetida à avaliação.

Segundo critério legal de avaliação, ao final de até 12 obras efetivamente lidas e avaliadas, o preso terá a possibilidade de redimir 48 dias da sua pena, no prazo de 12 meses, de acordo com a capacidade gerencial da unidade prisional.

Segundo o primeiro-secretário, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), a intenção é implementar o projeto inicialmente nas cadeias públicas da baixada cuiabana. “Buscaremos reunir o maior número possível de livros paradidáticos para criar bibliotecas nas cadeias. Desta forma estaremos incentivando a busca por conhecimento e contribuindo para o retorno dos presos ao convívio social”, afirmou.

De acordo com a defensora pública Giovanna Santos, que atua em Rosário Oeste, projetos semelhantes já são colocados em prática em alguns municípios como Nobres, Juara e São Félix do Araguaia. “Uma pessoa que deixa o sistema prisional tem dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, então quanto mais qualificada ela for, melhor será seu retorno à sociedade”, salientou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sema faz soltura de araras, gavião e mais 6 animais em Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) realizou esta...

Incêndio destrói casa de madeira em Sinop

O incêndio de grandes proporções consumiu uma residência de...

Carro capota em rodovia no Médio Norte; dois feridos

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Uno branco,...

Queimada de grandes proporções quase atinge chácaras em Lucas do Rio Verde

O incêndio florestal ocasionou danos em área de preservação...
PUBLICIDADE