PUBLICIDADE

Levantamento aponta que 25% das mortes no Pronto-Socorro de Cuiabá são vítimas de acidentes

PUBLICIDADE

Mortes em decorrência de acidentes automobilísticos representam média de 25% do total de óbitos no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Entre janeiro e maio deste ano, 127 pessoas morreram dentro da unidade por causas externas e 31 (24,4%) haviam se envolvido em acidente no trânsito. Comparação entre os últimos 2 anos mostra que apesar das mortes reduzirem neste mesmo período, o percentual que representa os óbitos causados por acidentes automobilísticos se manteve.

Dados da Assessoria de Planejamento e Gestão do Núcleo de Informações (Asplan), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostram que entre janeiro e maio de 2015, 230 pessoas morreram após dar entrada no PSMC e 59 (25,6%) eram vítimas de imprudência no trânsito. Já no mesmo período de 2016, o índice caiu para 202, sendo 45 (22,2%) mortes decorrentes de acidentes automobilísticos.

Considerando os meses, em 2015 e 2016, abril e março foram os que mais registraram mortes de vítimas do trânsito, respectivamente. Conforme a Asplan, em Cuiabá, as causas externas estão entre as 3 primeiras causas de mortes nos últimos anos, com uma tendência de queda perdendo para doenças do aparelho circulatório e neoplasias. Dentro deste grande grupo de causas os “acidentes de trânsito” são a segunda causa e, embora com flutuações, apresenta tendência de crescimento, considerando que os dados de 2017 são preliminares.

De acordo com a superintendente do PSMC, Zamara Brandão Ribeiro, mesmo com os dados considerados preocupantes, a unidade ainda é a melhor em atendimento de emergência em caso de acidentes de trânsito. “Temos uma equipe completa composta por neurocirurgião, ortopedista, cirurgião buco-maxilo-facial e emergências. É a equipe de trauma mais completa de Cuiabá, talvez até do estado. Por isso que sempre trazem o acidentado diretamente para o Pronto-Socorro, mesmo que ele tenha plano de saúde”.

Ela diz ainda que caso a unidade médica atendesse apenas urgência e emergência, o atendimento poderia ser ainda mais eficiente. Na tentativa de reduzir o número de acidentes fatais, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) diz que intensificará as ações de conscientização. “Fizemos um calendário com datas comemorativas, que são dias em que o condutor ingere bebida alcóolica, pisa no acelerador e acaba causando tragédias no trânsito”, frisou o gestor da pasta, Antenor de Figueiredo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE