segunda-feira, 20/maio/2024
PUBLICIDADE

Nova política ambiental é definida em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em uma atitude correção de rumos da política ambiental, o Governo de Mato Grosso criou uma estrutura própria, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) para ordenar, administrar e fiscalizar ações do setor. Uma prova da seriedade no trato do assunto é que o Governo do Estado de Mato Grosso tem a confiança da ministra Marina Silva, que repassou por meio do Ibama várias atribuições à SEMA.

O governador de Mato Grosso também reduziu custo do transporte de boi para ser abatido fora do Estado. A medida tem objetivo de evitar a pressão da pecuária sobre os ecossistemas mato-grossenses e facilitar a comercialização para o setor.

E para ouvir a comunidade e todos os agentes do setor, o governador Blairo Maggi reuniu-se em Cuiabá com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com representantes de organizações não-governamentais para traçar diretrizes e prioridades para a questão ambiental em Mato Grosso.

Desse encontro, realizado em agosto, o Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Definindo Políticas Públicas Ambientais e de Desenvolvimento, foram tiradas pelos participantes 500 propostas de melhoria da preservação e conservação ambiental.

No seminário, a partir de junho, em três meses, toda a estrutura da antiga Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), uma autarquia, foi repensada e institucionalizada com a criação da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), instância vinculada à administração direta. A partir dessa nova visão, o governo tornou o trato das questões inerentes ao meio ambiente com o maior número de secretarias e instituições de fiscalização legal.

Na nova formatação, a SEMA foi organizada administrativamente com superintendências de recursos hídricos, biodiversidade, infra-estrutura e ambiental. A Defesa Civil Estadual foi inserida na pasta e tem atribuição de acompanhar a situação de emergência natural, sobretudo desastres ambientais e acidentes. O Governo de Mato Grosso também naõ fez vistas grossas e puniu com a lei servidores que praticaram irregularidades na fiscalização e transporte de produtos florestais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-deputado Carlos Bezerra é internado em UTI

O ex-deputado federal e ex-governador Carlos Bezerra (MDB) está...

PL veta apoio de deputados para pré-candidatos a prefeito de outras siglas

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto,...

STJ nega novo pedido do MP e mantém ação contra Emanuel na Justiça Federal

Foi negado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de...
PUBLICIDADE