sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Lula estaria cogitando deixar o PT

PUBLICIDADE

Em meio à crise política que atingiu em cheio o PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria cogitando abandonar a partido que ajudou a fundar há 25 anos. Caso se decida a trocar de legenda, o mandatário deve comunicar a iniciativa por meio de novo pronunciamento à Nação, domingo (nesta sexta ele discursou em cadeia nacional de rádio e TV e pediu “desculpas” pela crise).

De acordo com reportagem do jornal O Dia, a possibilidade de abandonar a sigla foi sugerida a Lula na última quinta-feira, quando o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha que o elegeu em 2002, admitiu ter sido pago com dinheiro não declarado à Justiça Eleitoral e que os recursos foram enviados a um paraíso fiscal nas Bahamas. O chefe de Estado, porém, no momento pretende apenas que os integrantes do PT envolvidos no escândalo sejam expulsos do partido.

A estratégia de defesa de Lula tem sido, de fato, tentar desvincular o governo federal das ações da cúpula petista. Porém a possibilidade de deixar o PT criaria outro problema: qual partido poderia abrigá-lo com respaldo suficiente que garantisse uma campanha sólida de reeleição em 2006? A idéia de trocar de legenda iria satisfazer muitos integrantes da oposição, os quais pretendem enfraquecer o petista para derrotá-lo no pleito do próximo ano. A idéia de impechment também seduz muitos políticos do PSDB e PFL – principais opositores da gestão Lula

Por conta das revelações de Mendonça e de entrevista do ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL) à revista Época, na qual disse ter acertado com o PT o pagamento de R$ 10 milhões em troca de aliança entre os partidos em 2002 (supostamente com o conhecimento do presidente), Lula realizou nesta sexta-feira um pronunciamento à nação, antes de se reunir pela primeira vez com o corpo de ministros desde a última reforma da equipe. Em sua fala, o presidente se disse “traído” por aliados (sem mencionar nomes), deu a entender que não sabia das irregularidades e disse que o PT e o governo têm de “pedir desculpas” pelo escândalo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE