sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Programa de Consciência Fiscal é lançado em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Mais de 150 pessoas reuniram-se na noite da última terça-feira, em Nova Mutum, para acompanhar a apresentação do Programa de Consciência Fiscal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda – Sefaz. O trabalho foi feito no município através da Agência Fazendária local e da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara dos Dirigentes Lojistas – ACENM/CDL, com o apoio da Prefeitura Municipal. As atividades tiveram continuidade ontem pela manhã, envolvendo estudantes e professores.

De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho do Programa de Consciência Fiscal, Odenor Aquino, que esteve em Nova Mutum, o objetivo do programa é fortalecer a consciência fiscal da sociedade, para que ela conheça como funciona a administração pública, o que os governantes podem fazer de acordo com as legislações vigentes. “A sociedade precisa participar ativamente das construções dos orçamentos públicos, para isso ela precisa estar organizada”, destacou Aquino durante a palestra.

O programa pretende que o cidadão conheça seus direitos, mas também que ele também cumpra com seus deveres, para que possa exercer de fato a cidadania. “Só dessa forma é que conseguiremos estabelecer uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão”, disse Aquino. O programa Consciência Fiscal foi reestruturado pela atual gestão, sendo coordenado pela Sefaz e com a participação das secretarias de Emprego Trabalho e Cidadania (Setec), de Administração (Sad), de Educação (Seduc), Planejamento (Seplan) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Uma das etapas do programa é a capacitação dos servidores para que eles sejam um agente de execução. “Nós queremos atingir os 12 mil servidores do Estado”, disse Aquino. O projeto visa participação efetiva da população no controle social dos gastos públicos nas três esferas de Governo: municipal, estadual e federal. Pretende ainda conscientizar as pessoas sobre como o Estado deve garantir seus direitos na área da segurança, saúde, educação. “Mas, que para isso seja feito é preciso que a população também cumpra seus deveres, ajudando a gestão pública”, explicou o coordenador.

Ontem de manhã, coordenadores das redes municipal, estadual e particular de Nova Mutum participaram de uma oficina pedagógica sobre o Programa. Eles foram orientados sobre formas de se trabalhar o assunto consciência fiscal em sala de aula. Ao mesmo tempo, alunos da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, Escola CNEC e Colégio Prisma, juntos com a Policia Militar, promoveram um blitz de conscientização em três pontos distintos da cidade, fazendo uma pesquisa orientando os motoristas sobre IPVA, transferências e tributos de uma forma geral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE