PUBLICIDADE

Lideranças de Mato Grosso pressionarão BNDES para obras da Ferronorte

PUBLICIDADE

No próximo dia 25, no Rio de Janeiro, autoridades e parlamentares de Mato Grosso, juntamente com integrantes do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vão manter uma audiência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega. O objetivo é reivindicar que o banco destine dois milhões de reais para a realização do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) da implantação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, do trecho Mineirinhos (ROO) até Cuiabá.

O assunto foi discutido em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, no auditório da OAB. A audiência com o presidente do banco foi requerida pela senadora Serys Marly, do PT. De acordo com o vereador Francisco Vuolo (PPS), de Cuiabá, presidente do Fórum, o BNDES está assumindo 48% das ações da Brasil Ferrovias (antiga Ferronorte) e deverá injetar cerca de 527 milhões de reais para quitar passivos da empresa. A intenção é que a comitiva de Mato Grosso convença Guido Mantega a investir dois milhões de reais no licenciamento ambiental da ferrovia.

No momento, as obras estão paradas em Alto Taquari, no sudeste do estado. Já está pronto o EIA-Rima do trecho de 200 km até Mineirinhos, em Rondonópolis. Falta licenciar o trecho restante até Cuiabá, de 210 km. “Mesmo que se conseguíssemos agora os recursos para o trecho, ele não poderia ser feito, devido a ausência do licenciamento ambiental”, informou Vuolo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE