terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Vereadores de Sorriso querem criar campanha contra automedicação na 3ª idade

PUBLICIDADE

Eles servem para aliviar e curar. Mas também podem causar disfunções e doenças. Os medicamentos, se ingeridos sem prescrição médica, podem agravar os efeitos colaterais.
A automedicação, prática de ingerir medicamentos por conta e risco próprio, representa pelo menos 50% das vendas dos medicamentos tradicionais do mercado brasileiro, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os perigos da automedicação são maiores quando o paciente está na terceira idade. É que segundo os médicos, o idoso está mais sujeito a efeitos colaterais dos remédios e freqüentemente apresentam novos sintomas decorrentes da medicação podendo confundir o quadro clínico. Nesta faixa de idade, há uma tendência muito grande para a automedicação e para o uso continuado e sem critério.
Considerando a necessidade de se divulgar esses e outros riscos para a saúde, o vereador Gerson Frâncio, Jaburu (PPS) está apresentando um projeto de lei abordando o assunto.

O objetivo é instituir uma campanha para divulgar as conseqüências do uso indiscriminado de medicamentos pelas pessoas da terceira idade. De acordo com o projeto, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com as iniciativas pública e privada.
Também assinam o projeto de lei os vereadores Chagas Abrantes (PPS), Marilda Savi (PSB), Santinho Salerno (PSDB) e Gilberto Possamai (PSDB).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE