PUBLICIDADE

Governo admite que sua articulação política chegou “ao fundo do poço”

PUBLICIDADE

Com duas novas derrotas ontem no Congresso, uma delas para o governador de São Paulo e presidenciável tucano para 2006, Geraldo Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que sua articulação política “chegou ao fundo do poço”, expressão usada em conversas reservadas no Palácio do Planalto.

O ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política) pediu demissão semana passada, mas Lula solicitou que continuasse por mais um tempo. Ontem, quando o partido de Aldo, o PC do B, lavou as mãos na disputa com Alckmin, Aldo pôs de novo o cargo à disposição.

O PT, em peso, deseja que José Dirceu recupere a articulação política, mas o ministro da Casa Civil prefere que Aldo seja substituído pelo ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP).

Lula, porém, não tomou decisão. Está estudando e disse a auxiliares que, se a imprensa souber antes, pode não fazer nada. Ele avalia ainda dar ministério ao PP.

Desde a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para presidente da Câmara em fevereiro, o governo tropeça freqüentemente no Congresso. Ontem, a Câmara escolheu seu representante no Conselho Nacional de Justiça. Venceu Alexandre de Moraes, secretário da Justiça de Alckmin.

Ainda ontem, o ministro Dirceu foi convocado por uma comissão do Senado, de surpresa. O governo tentava derrubar a convocação, mas o cochilo no dia da derrota para Alckmin, que esteve anteontem em Brasília no maior ato da cúpula do PSDB contra o governo, assustou o presidente.

Lula já estava irritado com a prorrogação por um ano dos mandatos das direções nacional e estaduais do PMDB. Isso garante ao atual presidente do PMDB, Michel Temer, da ala oposicionista do partido, o controle do processo eleitoral partidário em 2006. No mínimo, enfraquece os governistas do PMDB, com os quais Lula ser reuniu ontem, e encarece o preço de aliança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE